-
Arquitetos: Roberto Cremascoli + Nicolò Galeazzi + Ivo Poças Martins; Roberto Cremascoli + Nicolò Galeazzi + Ivo Poças Martins
- Área: 800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:atelier XYZ
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro das Campinas é um bairro de habitação social localizado na área norte da cidade do Porto (Portugal) construído em 1965.
O lugar escolhido para intervir (entre quatro blocos do bairro) é utilizado pelos residentes sobretudo durante as festividades de São João. É um lugar que tem “caminhos” “desenhados” pelos moradores, marcas do tempo que foram o ponto de partida para a definição do programa e da implantação de três equipamentos pensados sobretudo para as crianças e para ser apoio para a organização de festas na rua.
Durante 2 semanas, uma equipa de 23 jovens entre arquitetos e estudantes de arquitetura vindos de vários pais do mundo (Coreia do Sul, Austrália, Espanha, Itália, Líbano, Brasil, Inglaterra e Portugal) trabalharam com Roberto Cremascoli (COR Arquitectos), Nicolò Galeazzi (STUDIO) e Ivo Poças Martins.
Projetou-se e construiu-se (autoconstrução) com a colaboração dos residentes um parque de infantil no terreno segundo uma composição de diversão abstrata, com 3 momentos e 3 formas primárias pintadas a amarelo, azul e vermelho.
#obichoamarelo é uma “linha” amarela, com 27 metros de comprimento, que cerca as árvores do parque das Campinas. Consiste em 3 níveis alternados (banco, cadeira de deck e mesa), brincando com 3 alturas diferentes
#oteatrinhoazul é um pequeno “coreto”, quadrado e azul, para festas populares.
#ofogovermelho é um jogo circular, colocado à volta do local onde a tradicional fogueira de São João é realizada todos os anos para celebrar o santo
Este projeto foi promovido pela CASA DA ARQUITECTURA no âmbito do programa #pleaseshare!, comissariado por Roberto Cremascoli e documentado diariamente pela revista online Archdaily Brasil.
Bicho, Teatrinho & Fogo são os novos “brinquedos” das crianças no Bairro das Campinas no Porto.
Foram apresentados aos residentes numa festa onde não faltou música, danças, refrigerantes e pipocas.
A primeira edição de “O lugar de Partilha” chegou ao fim após duas semanas de intenso trabalho e muita emoção. Ariana e Francisco e as outras crianças, o senhor Zé e a dona Maria, Adam e Jordan e todos os participantes vindos dos quatros cantos do mundo entraram naquele país das maravilhas onde tudo acontece, onde tudo é possível: o lugar do entusiasmo, laboratório de afetos, o lugar de partilha.
Até para o ano.